Nunca na história econômica as mudanças foram tão rápidas quanto agora, em função da revolução digital. As mudanças disruptivas alteram profundamente como as empresas se relacionam com seus consumidores e quais os produtos devem ser oferecidos para atender a demandas novas. Como as empresas estão enfrentando este desafio?
Muitos conhecem a metodologia Agile para desenvolvimento de software. Esta metodologia sustenta que um desenvolvimento mais rápido e que forneça mais respostas às mudanças pode ser conseguido através de um grupo não hierárquico, cross-funcional, que se auto organiza de forma colaborativa com os usuários. Na prática este grupo interage com os usuários e lança protótipos, testa ideias e conceitos e assim consegue desenvolver soluções muito flexíveis rapidamente, em um processo contínuo de aprimoramento.
Se esta metodologia funciona para o desenvolvimento de software, porque não seria aplicável para o lançamento de novos produtos, mudança de processos ou qualquer outra atividade empresarial? Segundo o Boston Consulting Group, os CEOs que querem trazer mudanças rápidas nas suas organizações devem adotar práticas Agile para determinar as necessidades dos clientes, estabelecer times de trabalho com diversas funções, estabelecer “sprints” de duas semanas para projetos, obstacle boards, entre outras práticas já comuns no desenvolvimento de software.No desenvolvimento de novos produtos, por exemplo, as organizações Agile não passarão por um longo período de pesquisa de mercado e planejamento. Ao contrário, o produto vai sendo desenvolvido através de testes reais com protótipos, avaliados pelo mercado consumidor, que muitas vezes estarão longe de serem perfeitos, mas que a cada versão estarão mais perto da preferência do consumidor.
Estive conversando sobre isso com Kip Garland, fundador da innovationSEED®, uma consultoria em processos de inovação, e uma empresa que aplica a metodologia Agile nas atividades das empresas fora do mundo de software. As regras são diferentes em um ambiente Agile, por isso a implantação de projetos nesta metodologia é fundamentalmente uma mudança de cultura, mais do que uma simples forma de trabalho diferente, porque as pessoas têm de aprender a trabalhar em um ambiente auto evolutivo e colaborativo. Projetos Agile podem ser implementados para atender a necessidades específicas, uma vez que é difícil mudar a cultura de toda uma organização. Assim aos poucos elespassam a conviver com a hierarquia regular da empresa, enquanto ações de conscientização vão sendo realizadas, e cada vez mais haverá entendimento de como funciona o Agile.
As empresas que não construírem um ambiente propício à inovação serão superadas rapidamente por concorrentes de seu mercado assim como serão surpreendidas com a obsolescência de seus produtos e serviços que serão substituídos por soluções mais atrativas para os consumidores. Exemplos como Uber, AirBnB, Amazon e outros não faltam para nos lembrar disso.