A sustentabilidade não é só meio ambiente!
O conceito original de sustentabilidade no negócio é que qualquer business deve ser construído para ser permanente no futuro, ou então seu valor é muito pequeno e limitado. Para ser sustentável ao longo do tempo, os negócios devem atender a várias premissas.
Rentabilidade
Esta é a principal premissa para a perenidade de um negócio: que ele seja rentável. Se não for rentável exigirá aportes infinitos ao longo do tempo, e como não há nenhum recurso no mundo que seja infinito, então o negócio morre.
Compensador para os consumidores Inovação
Se o consumidor não vê valor naquilo que você está vendendo, seu negócio vai sumir com o tempo. Hoje em dia isso está cada vez mais rápido, então um processo contínuo de inovação tem de ser implantado para garantir que os consumidores estejam sempre sendo atendidos naquilo que eles querem.
Compensador para a força de trabalho
Não adianta manter um modelo de negócio que não é atrativo para seus colaboradores porque você vai perder pessoas talentosas cada vez mais rápido, e o negócio não vai conseguir sobreviver somente com os zumbis. Para a sustentabilidade do negócio, você tem sempre que atrair os melhores talentos.
Uso racional de recursos
Evidente que se você quer sobreviver, você não pode extinguir suas fontes de matéria prima, seus recursos. Imagine uma empresa de pesca que fica sem peixes, ou uma madeireira sem árvores. Cuidar dos recursos que sua empresa utiliza é fundamental para a sobrevivência dos negócios.
Destinação de resíduos
Se a empresa não faz uma destinação adequada dos resíduos, está afetando o direto de outro e uma hora este outro vai cobrar a reparação. É claro que nenhum negócio sobrevive gerando passivos que serão cobrados no futuro. Temos um longo histórico de passivos ambientais acumulados por décadas que simplesmente acabam com a viabilidade de empresas e negócios.
Propósito
Se seu negócio não tem um propósito ele vai morrer com o tempo. É o propósito que dá uma orientação para toda a organização sobreviver, se desenvolver e atender às necessidades dos clientes.
E o Meio ambiente?
Embora o termo sustentabilidade tenha sido apropriado pelos ativistas de preservação do meio ambiente, ele é mais profundo que só isso. Evidente que não existe negócio que sobreviva prejudicando o ambiente em que ele está instalado, portanto a preservação do meio ambiente é fundamental. Mas a preservação de todos os fatores mencionados anteriormente é igualmente importante para a sustentabilidade dos negócios.