Quer a venda da sua empresa? Faça o dever de casa!
Durante minha vida profissional estudei mais de 170 empresas para aquisição, e vi que muitas delas não estavam bem preparadas para uma aquisição. O efeito disso é ruim para todas as partes, primeiro porque o negócio pode não sair e segundo que pode sair por um preço muito baixo, em função das incertezas do negócio.
Aqui vão algumas dicas para quem se prepara para vender seu negócio:
Quanto à estratégia
- A razão da venda deve estar clara, para não dar impressão de que você quer se livrar de um ativo ruim.
- Por mais que a estratégia da empresa no passado tenha sido bem-sucedida, é importante ter clara a estratégia de crescimento para o futuro. Qual mercado será atacado, qual o posicionamento perante os concorrentes, quais as vantagens da empresa no mercado, etc…
- Conhecer o mercado e os concorrentes é fundamental para demonstrar expertise. Quem não conhece seu mercado não inspira confiança.
- Tenha claro se os executivos vão ficar na empresa ou não, e por que tempo. Não espere para decidir isso na hora em que for perguntado.
- Antes de colocar a empresa à venda, garanta que ela esteja gerando resultados bem positivos. Quanto melhores os resultados do passado mais confiança os compradores terão nos resultados futuros.
Quanto ao valuation
- A projeção de crescimento futuro deve ser compatível com o passado. Se nos últimos anos a empresa cresceu 5% ao ano, não tem sentido projetar crescimento de 50% daqui para frente, por mais que você tenha uma explicação lógica para isso!
- Todas as despesas devem estar consideradas, especialmente aluguel de imóvel próprio, remuneração dos executivos pagas como dividendos, etc…
- Lembre-se que as taxas de descontos que você usa para o seu valuation pode ser diferente das taxas usadas pelo seu potencial comprador, portanto não se assuste se as partes chegarem a valores diferentes com base nos mesmos números.
- Lembre-se que quanto maior a remuneração dos sócios depois da aquisição, menor o valor que o comprador pagará pela empresa.
Na verificação
- A contabilidade deve estar em dia e refletir apropriadamente a situação da empresa. Se houver ativos ou passivos dos sócios misturados com os da empresa, remova-os antes de colocar a empresa à venda.
- Os passivos trabalhistas devem ser tratados antes da Due Dilligence, ou serão objeto de retenções.
- O processo “order to cash” deve estar bem rastreado. Isso facilita a trilha de auditoria.
Embora esta lista de dicas não seja exaustiva, é um bom começo para quem quer colocar à venda seu negócio.