O negócio de treinamento não é sobre treinamento, é sobre negócio

Uma das coisas mais difíceis que existe é encontrar um gestor para uma área de treinamentos. E é difícil porque tem muita gente no ramo de educação, como instrutores, professores, designers instrucionais, designers gráficos, etc… mas tem pouca gente que conhece de negócio.

Meu negócio de treinamento era bastante pequeno, em torno de R$ 6 Milhões por ano, mas me ensinou muito sobre como gerir esta atividade. Primeiro que o negócio de treinamento não tem a ver com qualificação profissional, educação ou qualquer coisa do gênero, isso vem tudo depois. O negócio de treinamento tem a ver com outros atributos.

  • Marketing

Em primeiro lugar você tem de conhecer o que seu público deseja em termos de treinamento, para começar a desenvolver um programa. Ainda, tem de conhecer muito bem onde vai publicar suas chamadas para atrair o público, e como fazer isso da forma mais barata possível. Marketing básico, aplicado em todas as etapas.

  • Seleção e recrutamento

Depois você tem de desenvolver o conteúdo, e achar bons conteudistas nunca é fácil. E instrutores, nem precisa dizer a dificuldade de achar pessoas que tenha o grau educacional adequado, a experiência no conteúdo, a atitude apropriada e o treinamento no seu produto. Por isso a equipe de seleção e recrutamento é fundamental no processo. Chegávamos a entrevistar de 30 s 50 pessoas por mês, todos os meses, para que o processo não fosse interrompido.

  • Logísica

A logística pode matar seu negócio de treinamento. O conteúdo, o material de apoio, o instrutor e a turma tem de chegar juntos ou a classe é perdida. Se você precisa de equipamentos e infra estrutura, então, o cuidado deve ser redobrado.

  • Controle de qualidade e avaliação de performance

O seu conteúdo educacional tem de atender aos padrões estabelecidos no desenho do curso, então controle de qualidade começa antes de qualquer coisa.

Na aplicação do conteúdo entra o controle de qualidade de campo. É importante entregar não somente aquilo que você se comprometeu a entregar a seus alunos, mas também verificar que a sua equipe remota de instrutores está atuando da forma que foi planejada. E é bastante difícil controlar a equipe que não está sob sua supervisão direta, já que não dá para colocar um fiscal em cada sala de aula. Os mecanismos de feedback e de treinamento dos instrutores devem ser bem desenhados para capturar desvios rapidamente.

Para se ter um negócio de treinamento bem sucedido é preciso de bons gestores, que cubram todos os processos, inclusive os aspectos educacionais, mas sem se restringir a isso.

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