Equipe de alto desempenho

Não dá para crescer com uma equipe que não performa

Em todas as posições gerenciais por que passei, desde gerente de unidade de negócios até principal executivo de multinacional no Brasil e no exterior, minha preocupação sempre foi formar equipes de alto desempenho, porque é impossível gerir um negócio sozinho.

E no final das contas uma equipe de alto desempenho é aquela que entre os resultados esperado.

O que se procura nos indivíduos para montar uma equipe de alto desemprenho?

 

  • Formação

Se você está gerindo uma área técnica a formação educacional apropriada é fundamental. O jargão da indústria, as especifidades dos problemas são tão enraizados, que selecionar alguém de fora normalmente leva muito tempo para treinar, e isso afeta o desempenho.

Um fato interessante é que o grupo geralmente rejeita gestores que não tenham a formação adequada à atividade. Dificilmente engenheiros ou médicos aceitarão chefes de equipe que não tenham a formação técnica específica, fora raras exceções.

  • Experiência

A bagagem que os profissionais de sua equipe desenvolveram ao longo da vida é fundamental para o alto desempenho. Quanto mais diversidade de experiências anteriores a equipe tiver, mais fácil será lidar com situações similares no futuro. Uma vez entrevistei um candidato ótimo, com todas as qualificações, mas que passou a vida toda na indústria de pneumáticos, passando por váriias posições relevantes nas principais empresas do ramo, inclusive no exterior. Não servia para mim, ele tinha se tornado um especista naquela indústria, e não um especialista em gestão que eu necessitava.

  • Habilidades

Aqui são agrupadas diversas características necessárias à atividade, dependendo do que se está querendo como resultado. Podem ser habilidades técnicas, como faltar inglês, ou ter fluência em programação C++, ou podem ser habilidades “soft”, como gestão de equipes, ou gerenciamento de projetos.

É muito importante que as habilidades sejam bem mapeadas antes da contratação da equipe, para não perder tempo depois, tentando ajustar as pessoas às posições.

  • Treinamento

Não importa que qualquer membro da equipe tenha todas as características acima descritas se ele não receber os treinamentos adequados à sua operação. Vejo que a maioria das empresas de médio porte contratam gerentes e executivos e depois deixam eles aprenderem como funciona a empresa no dia a dia. É uma perda de tempo fenomenal.

Adicionalmente, um programa de treinamento bem estruturado ajuda a transmitir a cultura da empresa para o novo membro da equipe.

 

Acima de tudo, uma equipe de alto desempenho tem de ter muito claramente o que se espera dela. Quais os objetivos, e o que se entende por alto desempenho. Isso varia de empresa para empresa e de momento para momento, o que muitas vezes obriga a alteração da equipe para adequação. Possivelmente uma equipe montada para crescimento acelerado não terá as mesmas características necessárias para um momento de cortes de custos e turnaround.

Identificar os fatores que serão a base para o alto desempenho, em cada momento econômico, é a base da boa gestão e da formação de times efetivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *