Todas as empresas bem sucedidas que eu encontro têm uma coisa em comum: seus processos são bem estruturados, mesmo quando são empresas muito inovadoras e em ambientes em constante mudança. Processos bem definidos garantem a conformidade dos produtos e serviços prestados aos clientes, assim como os adequados controles financeiros e de qualidade. Nenhuma empresa consegue atuar bem se não tem seus processos bem pensados e implementados.
Então sempre foquei muito em processos, porque a chance de pessoas ruins estragarem seu produto ou serviço dentro de um processo rígido é muito menor, e a chance de pessoas boas estrelarem dentro de um processo rígido são muito maiores.
Mas, e aí é o pulo do gato, conseguimos implementar, manter e gerar melhorias contínuas nos processos? Só existe uma maneira: com pessoas boas que tenham foco em processso. Ultimamente, todas as atividades empresariais são resultados de ações humanas intencionais. Os bons processos não surgem do nada, elas surgem da mente humana, com toda a sua inventividade.
Assim, fica a minha recomendação: Se você quer melhorar os processos da sua atividade, escolha pessoas muito boas e com foco em processos para executar o desenho e implementação de procedimentos operacionais, e estimule estas pessoas a fazer melhorias contínuas. Estas pessoas ajudarão os outros a pensar os melhores fluxos, estabelecer os melhores controles, definir as melhores formas de trabalho.