A natureza do trabalho está mudando muito rapidamente. As tecnologias de processamento de dados, aliadas à robótica e telecomunicações, mudaram completamente as formas de executar as tarefas.
Segundo estudo da Dell Technologies, Realising 2030: A Divided Vision of the Future, uma das principais barreiras para a adoção de tecnologias digitais é a falta de capacitação profissional. 63% das empresas acreditam que suas equipes não estão prontas para o futuro digital.
Em Skills for a Digital World, a OECD faz um estudo profundo sobre as competências necessárias para encarar os desafios da era digital. As principais áreas de competência digital identificadas neste trabalho foram as seguintes:
Informação
Identificar, localizar, recuperar, guardar, organizar e analisar informação digital, julgando a sua relevância e propósito.
Comunicação
Comunicar-se no ambiente digital, compartilhar recursos através de ferramentas online, conectar-se com outros e colaborar através de ferramentas digitais, interagir e participar em comunidades e redes, em ambiente multicultural.
Criação de conteúdo
Criar e editar novos conteúdos (de textos a imagens e vídeos); integrar e re-elaborar conteúdo e conhecimento previamente existente, produzir expressões criativas, programação e saídas de mídia; lidar com licenças e direitos autorais.
Segurança
Proteção pessoal, proteção dos dados, proteção da identidade digital, medidas de segurança, uso seguro e sustentável.
Solucionar problemas
Identificar necessidades e recursos digitais, tomar decisões informadas sobre as ferramentas mais adequadas conforme o propósito ou necessidade, resolver problemas conceituais através de meios digitais, uso criativo de tecnologias, solução de problemas técnicos, atualizar as competências próprias e dos outros.
É importante para todas as organizações treinar suas equipes para estas competências, e recrutar novos colaboradores levando em consideração estas características.