Método Google para gestão
O OKR é uma metodologia de gestão que foi criada pelo ex-CEO da Intel Andrew Grove.
OKR (Objectives and Key Results) é um sistema de definição de metas usado por diversas empresas do vale do Silício, como Google.
É uma metodologia muito simples que ajuda a criar alinhamento em torno de metas mensuráveis.
Existem objetivos para a empresa, para um setor e para cada indivíduo.
Algumas recomendações para implementar o OKR:
- Os objetivos devem ser qualitativos e de fácil memorização (ex.: Aumentar a satisfação dos clientes; Entrar no mercado japonês; Criar um produto para o mercado infantil)
- Os objetivos devem promover o engajamento de todos
- Os Key Results tem de ser mensuráveis e indicar o seu proglresso em direção aos objetivos
- A fórmula é Eu vou (Objetivo) medido por (Key Results).
- Não crie mais de 5 key results por objetivos
- O ponto bom de atingimento de Key Results deve ser entre 60 e 70%. Se alguém atinge seus key results 100% sistematicamente é porque não estão ambiciosos o suficiente
- Devem existir alinhamentos entre os objetivos da empresa e das áreas
- Os OKRs devem ser públicos
- Não confundir OKRs com avaliação de desempenho, são coisas diferentes
- Crie ciclos de metas rápidas
- Usualmente a análise dos OKRs é feita a cada quarter, para se definir alterações e mudanças de rumos para se atingir os objetivos, mas pode ser mensal ou qualquer outro período