Business Plan – O que deve incluir?

O business plan como base para o planejamento estratégico

Durante minha vida profissional analisei dezenas de planos de negócios, de investimentos de capital (CAPEX) a aquisição de empresas (M&A), assim como diversos outros planos de negócios com finalidade estratégica, de crescimento ou melhoria de qualidade.

O business plan é uma oportunidade para criticar as idéias enquanto elas estão no papel, antes de realizar os investimentos. Muitos gerentes no início de carreira acham que é só mais uma burocracia corporativa, e perdem a oportunidade de explorar o potencial deste instrumento.

Um bom plano de negócios só vem depois de testar muitas hipóteses, submetê-las ao escrutínio dos críticos e sobreviver aos questionamentos.

Quais são as principais partes de um bom business plan?

Sumário executivo

Embora seja a última seção a ser incluida no plano de negócios, é fundamental porque representa um resumo lógico do projeto. Um bom sumário executivo inclui as razões pelas quais o projeto existe, as principais premissas, um resumo do forecast e os principais indicadores financeiros.

Fica a dica que um bom sumário executivo pode caber em uma página, e ter uma estrutura lógica.

Problemas e soluções

Nesta seção é onde deve ser descrito o projeto. Qual problema ele vai solucionar? Qual é a lógica deste projeto? Pode ser resumido em: Quero fazer X para atingir Y.

Forecast de receitas

A parte mais importante de um business plan é a projeção de receitas. O papel aceita tudo, então o objetivo do business plan nesta seção é demonstrar de uma forma lógica as premissas adotadas que embasam o crescimento. Por exemplo: análise da concorrência, para determinar preços unitários no lançamento de um novo produto; taxas de crescimento do setor; análises de ganhos de produtividade em uma nova planta, e assim por diante.

Foreast de custos

As projeções de custos de projetos devem incluir os custos de investimentos e os custos de operação, compatíveis com as receitas estimadas. Não é possível deixar de incluir tanto para receitas como para custos análises de variabilidade, com diversos cenários onde os riscos sejam incluídos.

Necessidades de recursos

Todos os recursos dos projetos devem ser avaliados. Já vi diversos projetos onde o maior risco era a falta de pessoal qualificado, e isso não estava em lugar nenhum do plano porque todos estavam focados nos aspectos financeiros.

Análises de risco com novos entrantes, novas tecnologias ou alteração de processos podem influenciar profundamente como os projetos responderão no futuro, e a aderência das projeções financeiras à realidade.

Principais indicadores financeiros

É claro que todas as projeções de receitas e despesas no final geram os tradicionais indicadores financeiros, especialmente:

  • ROI (Return Over Investment)
  • NPV (Net present value)
  • IRR (Internal rate of return)

Os indicadores são usados para classificar os projetos mais prioritários, assim como analisar as oportunidades daquele projeto específico contra o mercado como um todo.

 

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