Relevância é a palavra

Em uma palestra de Robert Wong, considerado pela revista “The Economist” um dos 200 melhores headhunters do mundo, ele comentou que o valor principal para o sucesso é credibilidade.

Acho que a credibilidade é fundamental, mas não se consegue sucesso sem ter relevância.

Quando assumi minha primeira posição de diretoria, era no menor negócio da empresa, representando menos de 5% do faturamento total. Um dia fui ao presidente da empresa pedir um aumento para um funcionário, e ele me disse que preferia dar aumento naquela ocasião para um outro funcionário do mesmo nível, mas que trabalhava em um departamento cinco vezes maior.

Naquele momento eu entendi que não teria uma equipe boa, nem poderia remunerar adequadamente meu time, e que os investimentos não seriam aprovados porque sempre haveria outros mais relevantes na frente.

Então a questão era: como se tornar relevante?

·         Foco em vendas: Tamanho é fundamental para ser relevante, então é importante ter um bom foco em vendas. Para isso precisa ter uma pesquisa de mercado muito boa, para escolher certo os produtos que serão oferecidos.

·         Aproveite oportunidades para crescer: As oportunidades orgânicas e através de aquisição sempre existem. É bom se manter atento e revisar planos de investimentos periodicamente. Não deixe que um projeto que não foi aprovado impeça de apresentar outros, isso se chama resiliência.

·         Operação enxuta: Controlar os custos é básico, porque só a margem paga as despesas. Para minha equipe eu sempre falei que receita é orgulho, o que vale é a margem.

·         Qualidade: O que vai garantir que seus clientes retornarão, ou que eles irão recomendar seus serviços para os outros, é a qualidade da sua entrega.

·         Consistência: Prestar serviços sempre da mesma maneira, procurando melhoria contínua, é o que dá credibilidade.

Assim, procure ser relevante, para fazer diferença para seu negócio e para seus clientes, e isso faz com que você seja percebido, a partir daí a credibilidade se estabelece de forma sustentável.

Só como curiosidade este pequeno negócio que era 5% do faturamento da empresa, em 8 anos se tornou o principal negócio, cresceu de 3 para 350 Milhões por ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *